Para o arquiteto, estudos e análise do entorno é o primeiro passo, depois vem o projeto e o planejamento com orçamentos e etapas a serem executadas. Pesquisar novas tecnologias dos materiais é um importante instrumento para o arquiteto que busca solução, tempo e qualidade em uma obra.
Para saber orientar é necessário estudar cada produto de acordo com cada projeto e também as vezes colocar a mão na massa, aprimorando conhecimentos nas técnicas dos materiais, da execução do produto, sistemas construtivos e reparos, e estar pronto para imprevistos e soluções.
Neste post estaremos mostrando a reforma em um banho social (mais conhecido como banheiro), que além de fazer o projeto estamos também estamos executando o serviço.
Programa de Necessidades ou Briefing: O banho social da casa estava antigo e com muita infiltração, devido a corrosão do rejunte e também pelo banheiro não ter tido impermeabilização há 35 anos atrás. O partido geral do projeto foi criar uma arquitetura fundamentada na funcionalidade e solução do problema aliado a simetria e harmonia do ambiente. Optamos por deixar as louças antigas na cor verde, como a banheira dos anos 70 e escolhemos as pastilhas furta cor com tons de verde e rosa que já tínhamos guardadas que combinaria com a proposta. Nas paredes preferimos a cor branca, em material epóxi a base de água.
Serviços
- projeto arquitetônico de interiores
- estudo de viabilidade/orçamentos
- planejamento
- execução
Processos
- remoção
- tempo de secagem
- conserto ralo
- contrapiso novo com caimento ralo
- proteção das armaduras
- impermeabilização
- reparos estruturais
- contrapiso novo da escada
- lixar paredes e teto
- pintura
- assentamento das pastilhas
- colocação do granito box
Primeira etapa:
- retiramos o box de acrílico – para conseguir essa façanha, tivemos que estourar todos os rebites com uma furadeira, e o resto desaparafusar normalmente;
- retiramos todo o revestimento do box e mármores manualmente.
- tempo de espera para a secagem do que estava molhado – 15 dias
Segunda etapa
- o ralo seco estava com um “gambiarra” feita anteriormente. Modificamos emendando em um cano de 10o. É como colocar um elefante dentro de outro elefante. Para isso utilizamos o fogão derretendo um pouco e encaixando um no outro;
- Refizemos o contra piso com caimento para o ralo e ajustando a altura correta com argamassa pronta Votomassa. E também em volta da banheira.
Misturando a massa – força!
testando as cores
- tempo de espera para a secagem da argamassa para receber a impermeabilização- 14 dias
Terceira Etapa
- Protegemos as armaduras da escada expostas com o produto Protetor de Armadura Quartzolit. Pois posteriormente iremos usar o produto Reparo Estrutural da mesma marca, que resiste até 10cm em gravidade, para os reparos na escada sem precisarmos usar forma.
- Antes de utilizar, é preciso se proteger. Usamos óculos, máscara, luvas e bota de obra. O cheiro é forte.
- Com proteção, pegamos uma escova de aço e passamos para tirar as partículas soltas. Com um pincel mexemos a mistura e aplicamos nas ferragens. Aguardamos a secagem e fechamos a porta para o cheiro não vir para o quarto.
Protetor de Armadura Quartzolit
Quarta Etapa
- Chega a etapa de impermeabilização. Optamos por utilizar o Selamix impermeabilizante. Para isso antes, limpamos toda a área com vassoura, e também usamos aspirador de pó.
- Molhamos o local com água;
- Dividimos o saco de 18kg pela metade. Primeiro 9kg para 3,5L de água limpa em um balde. Fizemos a mistura com o misturador de massa acoplada na furadeira e batemos por 10 minutos.
Mistura feita com misturador acoplado a uma furadeira de 600w
Tela de Poliester Mantex da Viapol para reforço nos cantos piso/parede.
1ª demão no piso do Box do chuveiro
1ª demão na escada de concreto da banheira
- A primeira demão foi passada com trincha em um sentido só, pelo menos umas 8X no mesmo local para preencher bem os poros tanto no box, quanto em volta da banheira e toda a escada de concreto. Usamos nos cantos uma tela de poliester da Viapol para reforçar a impermeabilização. E passamos mais uma vez o impermeabilizante.
- Cada demão teria que esperar 6h, esperamos dois dias para repetir a segunda demão, por motivos de força maior (ficamos sem água).
Quinta Etapa:
Este dia foi a vez de preparar a 2ª demão de impermeabilizante Selamix – Elimina Água no box do chuveiro e na escada de concreto.
O Selamix tem uma mistura não tóxica, não possui cheiro forte, e lembra cheiro de barro. Mas mesmo assim usei todos os equipamentos de segurança. Substitui a máscara simples pela com respirador da 3M, a simples acabava embaçando o óculos e passava um pouco do pó para o nariz. Nada legal. Usei bota de obra para me proteger e luva.
Aplicação: Preferimos fazer no fim da tarde. Seguindo o processo da fábrica, molhamos com o chuveirinho toda a área a receber a aplicação do produto, e tirando a água que ficou empoçada. Após isso separamos a outra metade(7,5kg) e preparamos com mais 3,5 l de água limpa. Misturamos usando a furadeira e o misturador novamente. Derramávamos um pouco na superfície e com uma trincha fomos fazendo movimentos na direção contrária, e passando diversas vezes para tapar bem os poros. Importante saber que tem que mexer a mistura a cada 10 minutos (usamos um pedaço de pão) e aplicar cada demão em apenas 1 hora.
Dica: Erramos a proporção da massa. O ideal era ter fracionado em duas partes a segunda demão. Acabamos desperdiçando a mistura, poderíamos ter aproveitado para a terceira. A primeira demão puxa mais, a segunda menos. E a proporção poderia ter sido melhor aproveitada. Ou seja a massa não aproveitada foi fora, logo desperdício de tempo, dinheiro e material.
Fazendo a mistura
Sexta Etapa:
Aplicação: Após aguardar a secagem do dia anterior, preparamos a terceira demão. Como desperdiçamos a mistura no dia anterior, tivemos que comprar Selamix em 5kg. Mesmo procedimento, molhar primeiro a área sem empoçar, e fazer a mistura em um balde batendo por 5 minutos. Para 5kg de Selamix – Elimine água utilizamos 2L de água limpa. Agora passando com a trincha pela direção inversa da segunda demão, movimento transpassados, até a altura na parede que escolhemos ser de 15cm. Mas cada caso é um caso.
Dica:
- Em banheiro de apartamento sugerimos aplicar em todo o piso do banheiro. No box do chuveiro atenção especial para o piso, cantos e a parede. Passar até a altura do chuveiro ou pelo pelo menos à 1 metro do piso, pois qualquer vazamento pode deixar seu vizinho do andar de baixo irritado.
- Se fores aplicar somente no box, um saco de 18kg dá para as 3 demãos. A primeira dividindo pela metade, e as outras duas na outra parte.
- Em banheiro de residência térrea, aplique no piso box do chuveiro, cantos usando a manta e pode ou não subir até 1m, vai do gosto. Mas por segurança aconselho a aplicar bem, pois chuveiro a água espirra para tudo quanto é lado.
Ficou bem seco após 3 dias.